Utilizada como estratégia de marketing por muitas das empresas do segmento, a garantia se tornou um dos poucos diferenciais competitivos claramente percebido pelo consumidor brasileiro. E vale ressaltar, esse foco na garantia tem criado uma disputa saudável entre as marcas, que apostam em números cada vez maiores para chamar a atenção dos consumidores.
Nesse artigo, abordaremos como funciona a garantia no mercado de planejados, qual o seu real impacto como valor agreado no serviço, e o mais importante, quais situações estão ou não cobertas pelos termos da garantia.
Sobre o MDF
Para que você entenda o real benefício da garantia, é preciso que fique claro quais são os tipos de "defeitos" mais comuns que podem ocorrer com os seus móveis planejados, e para isso, vamos começar a nossa análise a partir daquele que é o protagonista de todo o segmento, o MDF.
Os
móveis planejados são construídos em sua maioria por chapas de MDF, que por sua vez são fabricados a partir de Pinus e Eucalipto cultivados e processados para esta finalidade.
O principal motivo de se processar a madeira natural ao invés de utiliza-la "in natura" é a ampliação das dimensões, padronização dos acabamentos e estabilidade do trabalho mecânico natural da madeira.
Esses fatores combinados permitem a estruturação lógica dos processo de fabricação na industria moveleira, e também atribui as chapas de MDF um comportamento previsível, permitindo que os fabricantes entendam quais situações contribuem ou não para a durabilidade dos
móveis.
Os "defeitos" mais comuns em móveis planejados.
Apesar das chapas industriais apresentarem enorme estabilidade e durabilidade sob condições normais, sabemos que alguns fatores contribuem para que elas apresentem "defeitos" ao longo do tempo, e os mais comuns são:
- Empenamento.
- Umidade.
- Pragas.
- Quebras ou destaques.
- Regulagens e ferragens.
Empenamento
Mencionamos como o processo de fabricação e padronização das chapas de MDF conferem a este material uma grande estabilidade mecânica e comportamento previsível, e falar agora sobre empenamento pode parecer incoerência de nossa parte...
O que ocorre é que a estabilidade do MDF depende de causas e condições específicas, e um projeto que não leva em conta a correta aplicação do material contribuirá para o surgimento de empenamentos.
De todos os defeitos, talvez o de empenamento seja o mais fácil de prever e ser evitado pelos profissionais de projeto. O surgimento desse problema pode ser uma evidencia da falta de revisão antes da produção e instalação dos
móveis, ou seja, não se trata de um defeito do material em si, mas sim um problema que ocorre em função da aplicação incorreta do material na esfera do projeto.
O MDF apresenta características previsíveis quanto ao vencimento de vãos levando-se em conta as espessuras das peças. Um profissional de projeto experiente poderá evitar a maior parte das armadilhas colocando travas ou modificando espessuras de acordo com o projeto. Ainda assim, o empenamento está entre os defeitos mais comuns, com surgimento ainda no primeiro ano de uso dos
móveis.
Como a garantia aborda:
Solucionar problemas de empenamentos é coberto na garantia pelas principais empresas do segmento.
Umidade
Um dos pontos fracos do MDF, e da maior parte das chapas industriais, é a baixa resistência a umidade. E por isso a indicação de que todo problema de umidade no imóvel seja resolvido antes do início da montagem, no entanto, ainda pode ser que ocorram focos de umidade anos após a instalação dos
móveis.
Diferente do que ocorre com os empenamentos, os problemas de umidade nem sempre podem ser previstos. Além dos casos óbvios de móveis sob áreas molhadas, como pias de banheiro, área de serviço ou cozinha, a umidade também pode ocorrer em lugares inusitados, como atrás de roupeiros, móveis de corredor e até na sala de estar.
As peças que entram em contato com a umidade por períodos prolongados apresentam alterações de medidas e cor, mudam suas propriedades mecânicas, tornando-se menos resistentes e podem atrair fungos, e portanto devem ser substituídas rapidamente.
Como a garantia aborda:
Não é coberto na garantia pela maior parte das empresas do segmento.
Pragas
As chapas de MDF são compostas de fibras de madeira prensada com calor e resinas sintéticas, em um processo industrial que confere ao material um certo grau de distanciamento das características naturais da madeira.
Nesse processo de fabricação, também ocorre a aplicação de agentes antifungos e bactericidas, (sendo a
Microban e o
Biocote os mais conhecidos), que acabam por tornar as chapas de MDF muito resistentes a ação de vários agentes.
Mesmo com todos esses cuidados, os
móveis planejados não estão totalmente livres da possibilidade do surgimento de pragas como cupins. Sendo menos comum do que os "defeitos" anteriores, o aparecimento de cupins surge em função de causas ambientais, como por exemplo o local de construção do imóvel, situação do madeiramento de portas e telhados e estado geral de conservação do imóvel.
Conclusão, em função de sua constituição e processos de fabricação, o MDF não está no topo da lista da preferencia de pragas e cupins, mas por se tratar de um fator ambiental, que depende de causas muito especificas para cada imóvel, ele também pode ser vitima da ação desses agentes. Sendo a dedetização anual do imóvel o único meio de garantir que ele não sofra danos por pragas.
Como a garantia aborda:
Não é coberto na garantia pela maior parte das empresas do segmento.
Quebras e destaques
Quebras e destaques podem ocorrer no processo de transportar as peças, no decorrer da montagem ou acidentalmente pelo cliente usando o produto. Geralmente acontece nas quinas em função de ação mecânica inadequada, como colisões com objetos pesados ou pontiagudos.
Como a garantia aborda:
Dependendo do caso, pode ou não ser coberto pela garantia, desde que não fique configurado mal-uso por parte do cliente.
Regulagens e ferragens
De ocorrência comum, regulagens e substituição de ferragens fazem parte da manutenção periódica e não é exclusividade dos
móveis planejados. A frequência em que essa manutenção é realizada está diretamente relacionado com a qualidade do material. Dos itens de nossa lista, é o único que não ocorre na esfera do MDF.
Como a garantia aborda:
A substituição de ferragens costuma ser isenta de custos no primeiro ano, e regulagens de portas acontecem sem custo ao longo de todo o período de vigência da garantia. Após esse período, visitas técnicas podem ter custos que variam em função de cada empresa.
O impacto da garantia como valor agregado
Como vimos, dentre os cinco defeitos mais comuns em móveis planejados, três não são cobertos na garantia pela maior parte das empresas do segmento, são estes umidade, cupins e quebras e destaques.
Empenamentos são cobertos e poderiam ser evitados com o correto dimensionamento na fase de projeto, já no caso das regulagens e ferragens, estas fazem parte da rotina da maior parte das empresas durante o período de vigência da garantia, sendo a substituição das ferragens restrita apenas ao primeiro ano.
Em um projeto onde se respeita as características inerentes do material, as chapas de MDF podem ter sua durabilidade estendida por muitos anos. A maior parte dos defeitos comuns são evitáveis com medidas simples de prevenção, tanto pelas empresas quanto pelos próprios clientes.
Por fim, lembre-se de sempre
ler o contrato e fique atento(a). Muito mais importante do que a quantidade de anos prometidos como
garantia pelas empresas, é a
qualificação do profissional de projeto que lhe atenderá, e a
reputação da empresa como boa prestadora de serviços.